Novas Tecnologias
A última década do século XX assistiu ao surgimento e à expansão acelerada de diferentes Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Tais TIC se relacionam em grande parte àquilo que conhecemos genericamente como Internet, ou rede mundial de computadores. A rede, que durante muitos anos foi utilizada com fins acadêmicos, nas últimas décadas do século passado alcançou também a população leiga de todo o mundo.
A Internet é essencialmente uma enorme rede de computadores conectados. Seu aspecto realmente mais conhecido e popularizado é sua interface multimídia, a World Wide Web (WWW), Teia Mundial ou simplesmente Web. É pela Web que obtemos acesso a imagens, sons, vídeos e programas de computador.
Tecnologias da Informação (TI) (1)
Justamente por conter tantas fontes de informação, a Internet e a Web foram e ainda são vistas por muitas pessoas como uma biblioteca em escala mundial.
Tal percepção, ainda que limitada, é coerente, pois o usuário da Internet e da Web tem acesso rápido a fontes tão variadas quanto artigos de jornal e revista, clássicos da literatura mundial, pesquisas científicas de ponta, música e mesmo programação de rádio e televisão.
Tecnologias da Comunicação (TC)
Cada vez mais, entretanto, são as TC que se destacam, uma vez que oferecem às pessoas um enorme potencial para interagir, geralmente com algumas vantagens em relação às tecnologias anteriormente existentes, como a correspondência postal e o telefone(2). São essas TC que as empresas, os centros universitários de pesquisa e os jovens de maneira geral começam a explorar cada vez mais.
As TC que expandiram o potencial de interação humano são o "correio eletrônico" (e-mail), o "bate-papo" (chat), as listas de discussão e os fóruns. Graças a elas, as pessoas podem estar acessíveis em qualquer lugar, seja em casa, no escritório ou na escola.
Esta maior acessibilidade já está modificando nossos conceitos sobre lazer, trabalho e estudo, que, a partir de agora, não mais se relacionarão necessariamente a atividades exercidas em certos lugares no mundo físico, mas sim a circunstâncias à conveniência do usuário.
TIC e Educação
O impacto das novas TIC sobre a Educação é notável, como nos apontam alguns indicadores:
(a) o aumento do número de instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de extensão, graduação e pós-graduação total ou parcialmente on-line, ou seja, via rede mundial ou redes privativas;
(b) o crescente número de professores que, assim como outros profissionais, percebem a possibilidade e as vantagens de gerir seu próprio processo de aperfeiçoamento pela Internet, sem comprometer o horário de trabalho;
(c) o reconhecimento pelos próprios alunos (e de seus pais no caso do Ensino Fundamental e do Ensino Médio) da necessidade de que a Internet seja assimilada ao dia-a-dia da escola, da mesma forma como já o foi em seus lares.
Tal impacto até certo ponto se relaciona às expectativas da população de receber um ensino que capacite o cidadão para a fácil integração ao mercado de trabalho, onde a tecnologia é praticamente onipresente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário