
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – APRENDENDO E
ENSINANDO COM AS TIC – 100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL– NTE
JOÃO PESSOA - PB
Formadora: Ana leda santos
Turma: João Pessoa
Unidade: III
Tema: Atividade 4.3
Sub-tema: Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação
Nome: wamberto queiroz
ATIVIDADE 4.3 INDIVIDUAL BLOG / BIBLIOTECA / MATERIAL DO ALUNO |
Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação
O USO DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO
Ao iniciar o uso de vídeos nas atividades da disciplina de História na sala de aula no Lyceu Paraibano, houve uma grande dificuldade, pois os alunos acreditavam que utilizando computadores, slides e DVD, o profissional estava querendo “enrolar” a aula, ou seja, deixar de dar aula para eles, o que os levava a ter uma posição contrária ao uso desses recursos. Isso causava um certo constrangimento ao profissional que buscava dinamizar suas atividades. Mesmo assim, diante de várias indagações sobre os motivos de levá-los a sala de vídeo ou informática, entendi que deveria continuar tentando mostrar uma nova forma de levar o conhecimento para os meus alunos.
Hoje, passado mais de dez anos, os alunos já entendem que a utilização de vários tipos de recursos na educação é válida, enriquece a apresentação do conteúdo e leva um dinamismo maior à sala de aula. Eles mesmos solicitam do orientador escolar que professores utilizem mais a sala de recursos e gostam de acessar os conteúdos através do Google, passear pelo Orkut e visitar as páginas da Coperve, onde verificam a aprovação nos exames seletivos do nosso estado. Quando se fala em sala de vídeo e informática, eles saem logo correndo para ocuparem seus lugares, senão terão que esperar a próxima oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário