quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

USO DO TABLET NAS AULAS DE HISTÓRIA

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO TABLET  EDUCACIONAL

ESCOLA: LYCEU PARAIBANO
MUNICÍPIO: JOÃO PESSOA
PROFESSOR: WAMBERTO QUEIROZ DE LIMA
TUTOR:  ADALBERTO
TEMA: O USO DO TABLET NAS AULAS DE HISTÓRIA
APLICATIVO UTILIZADO: GOOGLE PLAY STORE, KINGSOFT OFFICE

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA:
A escola encontra-se localizada no perímetro urbano do município de João Pessoa, estado da Paraíba. Seu perfil físico está distribuído da seguinte forma: oferece ensino médio nos três turnos, sendo ofertado a uma média de 2.000 alunos aproximadamente. A escola dispõe de 01 laboratório de Química, 01 laboratório de Robótica e 01 sala de multimeios.

Título da atividade pedagógica:  O uso do tablet nas aulas de História
1. INTRODUÇÃO: O projeto está vinculado ao curso oferecido pela Secretaria da Educação do Estado, tendo como finalidade extender o uso do tablet para os professores em sala de aula, visando sua utilização nas diversas disciplinas oferecidas pela escola.
2. OBJETIVOS: Despertar nos professores o uso dinâmico do tablet em sala de aula;
Buscar interdisciplinaridade através da utilização do tablet;
Apresentar as aulas de História, de forma mais vívida para os alunos.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
*Conteúdo 1: Apresentação do tablet e seus aplicativos;
*Conteúdo2: Exibição do Kingsoft Office e sua aplicabilidade na criaçãode documentos;
*Conteúdo 3: A história da Paraíba em slides, exercícios sobre o assunto apresentado.

 4. DESCRIÇÃO DA FERRAMENTA:

Localizar o aplicativo Play Store, abri-lo e buscar o Kingsoft Office.

 Baixar o Kingsoft Office e instalá-lo

Abrir o Office ppt e começar a anexar conteúdo e imagens.

5. METODOLOGIA:
Uso do tablet em sala, de forma individual e em pequenos grupos, através de leituras simples de textos, livros e observação de algumas imagens relativas ao tema.

6. RECURSOS UTILIZADOS: Tablet utilizado nas escolas estaduais em João Pessoa/Paraíba.
7. ANÁLISE DOS RESULTADOS:
A atividade foi bem recebida pelos alunos, tendo um excelente aproveitamento, bem como um maior envolvimento dos alunos presentes em sala.
Os objetivos foram atingidos e realizamos apenas uma avaliação quantitativa e outra qualitativa. Os alunos já conheciam o tablet, mas nunca tinha sido utilizado nas aulas de História.
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Percebo um maior envolvimento dos alunos em sala após o uso do tablet;  investimento na educação através da compra pelo governo do material utilizado em sala e valorização do professor dando a oportunidade de um ensino com maior qualidade,  através do uso de aplicativos e mídias em sala.

9. REFERÊNCIAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário