GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO TABLET EDUCACIONAL
ESCOLA: LYCEU PARAIBANO
MUNICÍPIO: JOÃO PESSOA
PROFESSOR: WAMBERTO QUEIROZ DE LIMA
TUTOR:
ADALBERTO
TEMA: O USO DO TABLET NAS AULAS DE
HISTÓRIA
APLICATIVO
UTILIZADO: GOOGLE PLAY STORE, KINGSOFT OFFICE
CONTEXTUALIZAÇÃO DA
ESCOLA:
A
escola encontra-se localizada no perímetro urbano do município de João Pessoa,
estado da Paraíba. Seu perfil físico está distribuído da seguinte forma:
oferece ensino médio nos três turnos, sendo ofertado a uma média de 2.000
alunos aproximadamente. A escola dispõe de 01 laboratório de Química, 01
laboratório de Robótica e 01 sala de multimeios.
Título da atividade pedagógica: O uso do tablet nas aulas de História
1.
INTRODUÇÃO: O projeto está vinculado ao curso oferecido pela Secretaria da
Educação do Estado, tendo como finalidade extender o uso do tablet para os
professores em sala de aula, visando sua utilização nas diversas disciplinas
oferecidas pela escola.
2.
OBJETIVOS: Despertar nos professores o uso dinâmico do tablet em sala de aula;
Buscar
interdisciplinaridade através da utilização do tablet;
Apresentar as
aulas de História, de forma mais vívida para os alunos.
3. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
*Conteúdo 1:
Apresentação do tablet e seus aplicativos;
*Conteúdo2: Exibição do Kingsoft Office e sua aplicabilidade
na criaçãode documentos;
*Conteúdo 3:
A história da Paraíba em slides, exercícios sobre o assunto apresentado.
4. DESCRIÇÃO
DA FERRAMENTA:
Localizar o aplicativo Play Store, abri-lo e buscar o Kingsoft Office.
Baixar o Kingsoft Office e instalá-lo
Abrir o
Office ppt e começar a anexar conteúdo e imagens.
5.
METODOLOGIA:
Uso
do tablet em sala, de forma individual e em pequenos grupos, através de
leituras simples de textos, livros e observação de algumas imagens relativas ao
tema.
6.
RECURSOS UTILIZADOS: Tablet utilizado nas escolas estaduais em João
Pessoa/Paraíba.
7.
ANÁLISE DOS RESULTADOS:
A
atividade foi bem recebida pelos alunos, tendo um excelente aproveitamento, bem
como um maior envolvimento dos alunos presentes em sala.
Os
objetivos foram atingidos e realizamos apenas uma avaliação quantitativa e
outra qualitativa. Os alunos já conheciam o tablet, mas nunca tinha sido
utilizado nas aulas de História.
8.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Percebo
um maior envolvimento dos alunos em sala após o uso do tablet; investimento na educação através da compra
pelo governo do material utilizado em sala e valorização do professor dando a
oportunidade de um ensino com maior qualidade,
através do uso de aplicativos e mídias em sala.
9.
REFERÊNCIAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário