GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA – CEPES I
LYCEU PARAIBANO
PROJETO: EDUCANDO PARA A CIDADANIA:
Conhecendo as virtudes e resgatando valores morais
João Pessoa
2015
WAMBERTO QUEIROZ DE LIMA
PROJETO: EDUCANDO PARA A CIDADANIA: Conhecendo as virtudes e resgatando valores morais Projeto elaborado e apresentado ao Núcleo de Apoio Pedagógico do Lyceu Paraibano (NAP) durante o planejamento anual, realizado em Fevereiro, para ser executado com as turmas do 2º ano do ensino médio, no turno da manhã, durante o 3º bimestre do ano letivo de 2015.
João Pessoa
2015
Mais um ano se inicia e com ele vem o planejamento realizado na escola onde estamos lotados, como professores. Compromissado com a educação brasileira, começo a me posicionar com relação a assuntos que são destaques não apenas na mídia local, mas no contexto social do nosso país. Neste caso, chama a atenção à inversão de valores que vem crescendo a cada dia, principalmente entre os jovens e adolescentes, que de acordo com algumas ações percebidas, demonstram de certa forma que desconhecem ou esqueceram algumas virtudes, ética e valores morais, desvalorizando o que se encontra ao seu redor como amizades, relacionamentos, ambiente educacional, projetos pedagógicos, gerando desrespeito a coletividade, bem como um clima de hostilidade entre eles mesmos ou até com professores e funcionários das escolas. Desta forma, vindo a interferir no seu cotidiano escolar, ensino e aprendizagem, rendimento progressivo e inclusão. Elaborei esse projeto, que poderá ser dividido em subprojetos, dependendo da visão e propósito de cada professor/orientador, que se sentir estimulado para juntos obtermos uma interdisciplinaridade dentro desse conteúdo. Não será apenas uma pesquisa bibliográfica, mas também contará com uma pesquisa de campo, onde será organizada coleta de dados, através de entrevistas estruturadas, realizadas dentro do âmbito escolar, a fim de que seja percebida a problemática existente atualmente. Na pesquisa de campo, o tema será explorado de forma qualitativa e quantitativa, com resultados em gráficos, banners, dramatizações, músicas, redações e seminários. Está sendo utilizado como parâmetro de organização desse projeto e entendimento de como está a educação na Paraíba, o AVALIANDO IDEPB (Revista do Sistema de Avaliação de Educação da Paraíba, 2014), que tem sido o instrumento de avaliação para apontar novas possibilidades no desenvolvimento das diversas áreas da habilidade humana, cognitivas, atitudinais e operativas. Buscando proporcionar situações de construção de saberes e experiências coletivas, para melhor compreensão do mundo e intervenção nele.
JUSTIFICATIVA Ao abordar este ano o tema “EDUCANDO PARA A CIDADANIA: Conhecendo virtudes e resgatando valores morais”, deixaremos claro que será feita na perspectiva da educação escolar, uma vez que nas comunidades, igrejas, organizações da sociedade civil, famílias, enfim, nos mais diversos lugares também se podem e devem estimular a consciência cidadã. É bom lembrar que cidadania no passado era sinônimo de membro respeitável (leia-se “com poderes”, “com prerrogativas especiais”) da comunidade, com direito à participação política, à influência, à vez e voz. Contemporaneamente o termo se expandiu e se espalhou a compreender todo o membro da comunidade humana, com direitos e deveres pessoais, universais, inalienáveis, naturais, transculturais, trans-históricos e transgeográficos. Alguns desses direitos e deveres estão magnificamente sintetizados na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Educar para a cidadania é, pois, educar para o reconhecimento dessa condição de direitos e deveres inerentes, que carregamos dentro de nós pelo simples fato de sermos gente, de qualquer raça, de qualquer credo, de qualquer nação, de qualquer extrato social. Diante do contexto atual onde se percebe a inversão de valores dentro da sociedade, resultando na destruição do meio ambiente e desestruturação de famílias, sentimos a necessidade de intensificar a atuação como agente orientador no processo de transformação social, auxiliando os indivíduos, a fim de que sejam agentes ativos e críticos diante de cada situação, proporcionando um protagonismo juvenil. “Protagonismo juvenil é a participação do adolescente em atividade que extrapolam os âmbitos de seus interesses individuais e familiares e que podem ter como espaço a escola, os diversos âmbitos da vida comunitária; igrejas, clubes, associações e até mesmo a sociedade em sentido mais amplo, através de campanhas, movimentos e outras formas de mobilização que transcendem os limites de seu entorno sócio- comunitário” (COSTA, 1996, pág. 90)
Entendemos com isso que não há como transformar a sociedade de uma maneira individualizada, ou seja, trabalhando-se apenas um determinado sistema social, só a
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escola, por exemplo. Faz-se necessário desenvolver um trabalho em sala de aula que proporcione para o educando a compreensão do seu contexto social. Faze-se necessário também uma interação, um trabalho conjunto dos sistemas sociais para que ocorram efetivamente mudanças significativas no meio. É imprescindível esse dialogo, pois a escola e a família devem aproximar as idéias, os valores. Essa aproximação na realidade resultará na resolução dos conflitos que por sua vez causará mudanças significativas na escola, na família, no indivíduo, na sociedade. A compreensão destas relações e da interdependência das mesmas ajudará o aluno a compreender o macro através do micro, ou seja, a harmonizar à compreensão da relação da aprendizagem com o mundo globalizado, ajudando também na relação de ensino-aprendizagem, buscando levar em consideração, além dos conteúdos conceituais, a construção do sujeito, a formação moral, ética e a formação do ser humano com suas emoções e sensibilidades. Isso não se traduz em uma metodologia nova, mas orienta o aluno a ter sabedoria para usar os conhecimentos adquiridos. Por isto se faz importante nesta era, pensar em uma escola que oriente os alunos para a construção de uma sociedade que pensa no todo, já que a educação deve ser a maior transformadora social por auxiliar na formação de seres que devem ser agentes de mudança (MORIN, 2000). Além disto, percebe-se que o aprofundamento do conhecimento no que se refere ao fazer pedagógico consciente para manter as relações sociais, políticas, econômicas e naturais equilibradas, de acordo com Bitencourt (2004) faz-se necessário, de maneira a favorecer a formação do educando crítico-reflexivo, o que é possível através da pedagogia de projetos. É necessária a construção de uma cidadania consciente, que principalmente assuma e viva as responsabilidades cabíveis para um ambiente social e escolar equilibrados. O projeto, além de trazer o conhecimento científico, deverá preparar as pessoas para o exercício da cidadania a cada etapa.
OBJETIVO GERAL: Contribuir para a redução do abandono e melhoria do rendimento escolar dos estudantes, por meio de práticas pedagógicas voltadas ao enfrentamento e minimização da violência na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Destacar a importância do respeito aos direitos humanos e a diversidade existente na sociedade, por todos os cidadãos; Analisar algumas virtudes e valores morais existentes no livro “Pequeno Tratado das Grandes Virtudes”, de André Comte-Sponville; Utilizar tirinhas cômicas para expressar pensamentos sobre o convívio na sociedade atual e como deveria ser; Enfatizar virtudes e valores morais existentes nas músicas brasileiras, de forma lúdica. Proporcionar situações de construção de saberes e experiências coletivas, para melhor compreensão do mundo e intervenção nele.
EDUCANDO PARA A CIDADANIA: Conhecendo as virtudes e resgatando valores morais No Projeto deste ano serão apresentadas aos alunos oito virtudes extraídas do livro de André Comte-Sponville, para que possam ser analisadas e vistas como as mesmas não são praticadas ou são, em pequenas escalas, dentro da sociedade e em particular, em nossa sala de aula. Mais uma vez, o projeto será desenvolvido com as sete turmas do 2º ano médio do Lyceu Paraibano pela manhã, na disciplina de História, visando trazer um resultado não apenas qualitativo como também quantitativo na conduta dos discentes deste ambiente escolar. No total, participarão do projeto cerca de 350 alunos adolescentes na idade de 14 a 17 anos, aproximadamente. Neste projeto buscamos a participação e a busca da autonomia do aluno durante a execução de cada etapa, sendo isso, primordial para um fim exitoso. O projeto será executado em sala, onde todos estarão sendo informados sobre cada etapa antecipadamente. Em cada fase, será feito registro de freqüência, para haver um entendimento sobre a permanência do aluno em sala, durante a execução do projeto, vendo se ocorreu o aumento ou diminuição da evasão escolar. Quanto ao rendimento escolar, foi verificado nos projetos anteriores que houve um aumento considerável acima da média com relação à nota obtida pelos alunos, fruto de um acompanhamento contínuo realizado pelo professor nas etapas do projeto, o que se espera que ocorra neste também. Foram escolhidas Virtudes que percebemos que são muito importantes quando vivenciadas no seu dia a dia, principalmente quando notamos nitidamente a diminuição delas em sala de aula, durante as brincadeiras, troca de experiências, manifestações e/ou relacionamentos dos alunos durante solicitações de documentos, debates ou esclarecimentos sobre assuntos diversos com professores, funcionários ou até com os seus pares na escola. Abaixo, serão listadas as virtudes escolhidas que serão elencadas nas respectivas turmas que serão trabalhadas, no projeto: Turma 8: Simplicidade, Turma 9: Fidelidade, Turma 10: Gratidão, Turma 11: Coragem, Turma 12: Tolerância, Turma 13: Justiça e Turma 14: amor.
Ainda serão utilizadas músicas para analisá-las em sala com os grupos, afim de que sejam identificadas virtudes expressas nelas e a visão do autor da música sobre a mesma. A seguir listaremos as músicas e as respectivas turmas, que estarão fazendo a análise das mesmas: Turma 8: Além do horizonte (Jota Quest), Turma 9: Espumas ao vento (Flávio José) Turma 10: Beleza rara (Ivete Sangalo), Turma 11: Vícios e virtudes (Charlie Brown Jr.), Turma 12: Ciranda da bailarina (Adriana Calcanhoto), Turma 13: Fico assim sem você (Claudinho e Buchecha) e Turma 14: Não quero dinheiro (Tim Maia). Sobre a utilização da música em sala de aula, foram selecionadas aquelas que tratam do conteúdo a ser trabalhado em sua área, visando tornar as aulas dinâmicas, atrativas e ajudar a recordar informações passadas no projeto. Mas, a música também pode ser estudada como linguagem artística, forma de expressão e bem cultural da nossa sociedade. A interdisciplinaridade com outras matérias se torna ainda maior com o apoio da música no projeto, podendo ser possível executá-lo com a participação de Português, Matemática, Filosofia, Sociologia e Artes. Serão utilizados questionários com perguntas estruturadas, sobre virtudes e valore morais, criados pelos alunos e orientados pelo professor de sala, a fim de perceber o número de alunos existentes no âmbito escolar que ainda utilizam determinadas virtudes, no seu convívio social. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva, mostrando assim a necessária e importante participação da disciplina de Matemática para interdisciplinaridade do projeto. Para mostrar essa quantidade, serão utilizados gráficos, pois de acordo com Brasil Escola (http://www.brasilescola.com/matematica/graficos.htm), os gráficos são ferramentas que facilitam a análise e interpretação de um conjunto de dados. Sua importância está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações. Através da redação de cada etapa do projeto e a utilização do Diário de campo, é possível perceber como está a redação de cada aluno, ortografia, conjugações e gramática, realizando dessa forma a interdisciplinaridade com a Língua Portuguesa. Artigos científicos e “tirinhas cômicas” também serão formas de trazer a reflexão do tema para com os alunos, pois proporcionam um entendimento diversificado, gerando assim uma percepção variada de como pode ser explorado e entendido o tema. As tirinhas ajudam a aproximação das informações cientificam artísticas e históricas da realidade social do aluno, ajudando a desenvolver melhor a produção de textos. A revista Nova Escola publicou em abril de 1998 uma reportagem intitulada "Quadrinhos poderosa ferramenta pedagógica" na qual há depoimentos de professores que afirmam que 100% dos alunos gostam de historias em quadrinhos. Do ponto de vista governamental, os quadrinhos são vistos, como ferramenta bastante atraente para estimular a leitura dos alunos. O que pode ser comprovado através do MEC, pois o mesmo acredita que a inclusão dessas obras, facilita o aprendizado das crianças em temas mais difíceis (http://www.artigonal.com/linguas-artigos/as-tirinha-em-quadrinhos-3080068.html) No final do projeto, espera-se que os alunos sejam capazes de perceber a importância da virtude e valores morais para a sociedade atual, aumentando assim o nível de harmonia em todas as áreas que estes alunos estejam presentes. Que os mesmos possam ser estimulados a criar tirinhas cômicas e expressar seu ponto de vista sobre temas diversos e apresentem resultados positivos não apenas quantitativamente em suas notas, como também nos relacionamentos com os seus pares. O projeto ainda revelará a participação e criação dos alunos em peça, dança, banner, slides e publicação de fotografias sobre o tema, proporcionando um crescimento qualitativo e experiências positivas e diferenciadas para todos. A Avaliação será contínua, porém de forma coletiva e também individual: Na avaliação coletiva, será observada a participação e envolvimento do aluno em cada etapa do projeto, durante a execução deste na sala de aula. Na avaliação individual será observado o registro realizado apenas nos dias das reuniões do projeto em sala de aula, feito pelo aluno no Diário de Campo, que foi explicado anteriormente sobre a sua importância e necessidade no projeto para eles.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BITENCOURT, C. et al. Gestão Contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004.
COMTE-SPONVILLE, André. Pequeno Tratado das Grandes Virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, Brasília, 1988. COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador, Fundação Odebrecht, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Ed. UNESP, 2000. 7.
GUTIÉRREZ, Francisco e PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Instituto Paulo Freire:Cortez , 2002.
MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Editorial Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
http://www.artigonal.com/linguas-artigos/as-tirinha-em-quadrinhos-3080068.html. http://www.brasilescola.com/matematica/graficos.htm. PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.AVALIANDO IDEPB – 2014/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. v. 3 (jan./dez. 2014), Juiz de Fora, 2014 – Anual.
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