quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PROJETO 2016: SER DIFERENTE É NORMAL, práticas pedagógicas contra a prática do bullying

PROJETO 2016: SER DIFERENTE É NORMAL
 Resultado de imagem para bullying      Resultado de imagem para bullying desenho
      O projeto deste ano contempla as diversidades existentes no Brasil, porém não temos como objetivo entrar na questão da diversidade sexual.                                                                                           
De acordo com a página www.significado.com, Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença
     É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade. Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural são os múltiplos elementos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a religião, os costumes, a organização familiar, a política, entre outros, que reúnem as características próprias de um grupo humano em um determinado território.

DIVERSIDADE BIOLÓGICA

A diversidade biológica ou biodiversidade é a grande variedade de organismos vivos que compreende a fauna, a flora e os micro-organismos da face da Terra. A Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal abrigam a maior biodiversidade do nosso planeta.

DIVERSIDADE ÉTNICA

Diversidade étnica é a união de vários povos numa mesma sociedade. Etnia é um grupo de indivíduos que possuem afinidades de origem, história, idioma religião e cultura, independente do país em que se encontrem. O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários povos que juntos formaram uma nova identidade cultural.
 Apresentamos esse ano para as turmas do Lyceu o projeto Ser diferente é normal, contra a prática do bullying. Será baseado no livro Bullying, mentes perigosas na escola.  Neste livro, a autora dra. Ana Beatriz faz uma análise profunda sobre um dos tipos de violência cada vez mais noticiado, que precisa com urgência ser combatido. "Além de os bullies - os agressores - escolherem um aluno-alvo que se encontra em franca desigualdade de poder, geralmente este também já apresenta uma baixa autoestima. A prática de bullying agrava o problema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentais que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. 
  No exercício diário da minha profissão, e após uma criteriosa investigação do histórico de vida dos pacientes, observo que não somente crianças e adolescentes sofrem com essa prática indecorosa, como também muitos adultos ainda experimentam aflições intensas advindas de uma vida estudantil traumática", alerta a psiquiatria.
 Apresentaremos os objetivos, as músicas e dividiremos em equipes. Será desenvolvido com alunos participantes das séries 8 ao 14, do 2º ano do Lyceu Paraibano, turno manhã. 
Esperamos êxito para todos!!
Depois publicamos as fotos e os resultados do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário