sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Projeto: Educando para a diversidade étnica e pluralismo cultural - 2018

Projeto: Educando para a diversidade étnica e pluralismo cultural - 2018

Esse ano o projeto foi sobre diversidade étnica. As turmas estavam imensas com alunos inteligentes e colaboradores. Foi organizado como atividade em dois bimestres: 2º e 3º bimestres no Lyceu Paraibano.
Abaixo estarei colocando textos que foram trabalhados e fotos das etapas do projeto.


 Etnia

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios.Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais. Isso acontece, em grande parte, em virtude do aumento do contato entre grupos étnicos e culturas diferentes, antes separados pelas barreiras geográficas. O advento da globalização encurtou distâncias e trouxe para nossa “vizinhança” culturas, pensamentos, ideias e línguas que, na grande maioria dos casos, nossos antepassados jamais haviam ouvido falar. Essa aproximação gerou, ao mesmo tempo, um sentimento de estranheza e de fascinação pelo exótico e diferente e, assim como tornou nosso mundo social mais diverso, também serviu de catalizador para um processo de acentuação das diferenças étnicas desses grupos.

 O que é etnia?
Tudo isso está relacionado com a noção de etnia, que, resumidamente, pode ser conceituada como o sentimento de pertencer a determinado grupo com o qual o indivíduo partilha a mesma língua, tradições e território. Trata-se de características tão marcantes que, de inúmeras maneiras, acabam tornando-se pontos basilares da construção identitária do indivíduo, definindo certos aspectos da convivência social da população que constitui o grupo étnico.

Raça e Etnia
Uma importante ressalva que devemos fazer é que o conceito de etnia é distinto do conceito de raça. Ainda que frequentemente sejam confundidos, a ideia de raça está ligada a uma concepção biológica, dando a entender que as diferenças entre grupos étnicos estão ligadas a predisposições biologicamente inatas. Essa ideia, no entanto, é um engano e não tem qualquer fundamento científico. Muitas vezes, esse equívoco acaba alimentando noções preconceituosas acerca de uma ou outra etnia. A construção de uma etnia é puramente social e baseia-se nas disposições do grupo e em suas experiências através de sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário