sexta-feira, 4 de março de 2016

A Ponte do Baralho - Ligando João Pessoa a Bayeux

Tombada como patrimônio histórico, a Ponte Sanhauá, marco histórico e econômico da Paraíba, que liga os municípios de Bayeux e João Pessoa, está interditada para a passagem de automóveis há aproximadamente 18 anos por causa do estágio avançado de oxidação de sua estrutura de ferro, atualmente só é permitida a passagem de pedestres e ciclistas por causa do risco de desmoronamento trazido pelo peso dos automóveis. 
Foi a partir daquela ponte que o município de Bayeux nasceu. Com a ponte, mercadores começaram a atravessar os limites de João Pessoa e a formar umm povoado que mais tarde se desenvolveu.
Monumento foi construído no ano de 1840 

Na década de 70 do século passado a ponte recebeu uma cobertura em concreto para suportar o peso dos veículos. Atualmente, a ligação entre os municípios de João Pessoa e Bayeux é feita através do viaduto Tancredo Neves. Em 2008, a reabertura da ponte foi tema de uma sessão na Assembleia Legislativa.
Baralho é um bairro da cidade brasileira de Bayeux, estado da Paraíba, localizado a menos de quatro quilômetros do centro da cidade, às margens da Avenida Liberdade, uma das principais da cidade.[2] [3] O bairro conta em 2010, segundo dados do IBGE, com 2.344 pessoas. A Ilha do Eixo é parte integrante da área territorial do bairro
O bairro conta com poucas atividades econômicas, entre elas a Companhia Industrial do Sisal (CISAL), de fibras têxteis, e a Usina Monte Alegre S.A., esta última especializada na produção de açúcar. Um dos fatores para a estagnação econômica atual do Baralho é sobretudo a poluição dos rios do entorno, assim como descaso político em criar estratégias de reavivamento da economia local. Com a poluição diminuiu-se a pesca, que outrora produzia bagrestainhas, curimatãs, carapebas e espadas, além de crustáceos. Hoje em dia a pesca se resume a alguns bagres e siris.
Em virtude da beleza do bairro, com canais de rios e muitas áreas ainda cobertas de manguezais, o ecoturismo se mostra como atividade econômica em potencial, embora até 2012 nada tenha sido implementado pela administração municipal. Baralho conta ainda com a velha ponte do rio Sanhauá como um de seus principais patrimônios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário